FAQ (Dúvidas)
Bem-vindo à página de perguntas frequentes (FAQ) do nosso site!
Aqui você encontrará respostas para as perguntas mais comuns
que nossos parceiros/clientes costumam ter sobre nossa empresa, produtos ou serviços. Criamos essa página para ajudá-lo a encontrar
as informações que você precisa de forma rápida e fácil.
Estamos comprometidos em fornecer a melhor experiência
possível aos nossos usuários e acreditamos que a transparência
e a comunicação clara são fundamentais para alcançar esse
objetivo. Por isso, compilamos uma lista das perguntas que
recebemos com mais frequência e fornecemos respostas
detalhadas e precisas para cada uma delas.
Se você tiver alguma outra pergunta que não esteja listada nesta página, não hesite em nos contatar. Teremos prazer em ajudá-lo e responder a todas as suas dúvidas.
Carência
Período para começar a usar o plano. Para saber a partir de quando você poderá utilizar seu plano após a contratação, é importante verificar os prazos de carência. Carência é o tempo que você terá que esperar para ser atendido pelo plano de saúde em um determinado procedimento. Essa informação deve estar claramente disposta no seu contrato. No caso dos planos de saúde contratados antes de janeiro de 1999, as regras de carência obedecem ao disposto em cada contrato. Já para os chamados “planos novos” – contratados a partir de 2/01/1999 – ou para os que foram adaptados à legislação, valem as regras de carência estabelecidas na Lei nº 9.656/98, descritas abaixo: Por tipo de plano Planos individuais ou familiares: há aplicação de carência. Planos coletivos empresariais: 1.Com até 29 beneficiários: poderá haver aplicação de carência. 2.Com 30 ou mais beneficiários: isenção de carência desde que o beneficiário solicite o ingresso em até 30 dias da celebração do contrato ou da sua vinculação à empresa contratante. Planos coletivos por adesão: pode haver aplicação de carência. Há isenção de carência nos seguintes casos: 1.Se o ingresso do beneficiário acontecer até 30 dias após a celebração do contrato. 2.Se o ingresso acontecer no aniversário do contrato.
Sinistralidade
Relação entre o reajuste e a sinistralidade O reajuste baseado em sinistralidade nos planos coletivos empresariais ou por adesão consiste em uma cláusula previamente acordada entre a empresa e a operadora contratada. Para isso, é feita uma análise sobre a proporção entre as despesas assistenciais e as receitas diretas do plano, levando em conta os 12 meses anteriores à data base de aniversário, considerada como o mês de assinatura do Contrato. Trata-se de um percentual de reajuste que será aplicado na mensalidade caso o índice de sinistralidade esteja acima do que foi estabelecido em contrato no período de apuração. Uma vez que a contratação do plano é coletiva, a sinistralidade daquele contrato também será avaliada coletivamente. Como o plano de saúde é um seguro, aplica-se o conceito da mutualidade. Ou seja, o uso responsável e consciente por parte dos beneficiários é um fator determinante para o índice de sinistralidade ser maior ou menor. Por isso, é importante entender que, em planos empresariais ou por adesão, o seu contrato como colaborador e beneficiário é avaliado junto aos outros colaboradores beneficiários, e que uso racional por parte de todos terá impacto positivo na hora do reajuste. Por causa do mutualismo isso é importante ter consciência de usar o plano de saúde sem exageros. Por exemplo, você sabia que raios x, tomografia e ressonância emitem grande quantidade de radiação? E que fazer mais exames, em alguns casos, pode ser mais prejudicial do que benéfico para a sua saúde? Como reduzir? Uma das alternativas para usar o plano de maneira consciente é realizar exames e consultas periodicamente. Ou seja, check-ups periódicos, conduzidos por especialistas, fazem com que uma doença ou lesão recebam os cuidados necessários antes que se tornem uma complicação. Outra alternativa que contribui para o reduzir o índice de sinistralidade do plano de saúde é a participação ativa nos Programas de Medicina Preventiva.
Plano Continuidade
Quem tem direito ao plano de continuidade? O empregado demitido sem justa causa, que contribui para o plano de saúde empresarial, tem direito à manutenção do plano por um período de 1/3 do tempo que ficou no plano, com limite mínimo de 6 meses e máximo de 24 meses após o desligamento, nos termos do disposto no art. 30, § 1º da Lei 9.656/98
Telemedicina
A Telemedicina é a prestação remota de serviços de saúde através da utilização de recursos tecnológicos e de telecomunicações para a troca de informações nos diferentes níveis de atenção à saúde, entre profissionais de saúde e entre médicos e pacientes. Como funciona a telemedicina? A modalidade faz parte do conceito, contextualizado como o uso da internet e de outras tecnologias da informação para promover melhorias no atendimento e no tratamento de pacientes, além de proporcionar melhores condições de custeio para os sistemas de Saúde. Também conhecido como “saúde digital”, esse conceito auxilia na troca de informações, na interação entre médicos e pacientes e no acesso a exames e tratamentos. A Medicina a distância usa quatro principais vertentes para seu funcionamento: 1.teleassistência – garante a boa assistência de pacientes pela troca de informações entre médicos que estão tanto remota como presencialmente em hospitais e clínicas; 2.teleconsulta – acontece entre profissionais, geralmente para buscar outras opiniões, e entre profissional e paciente, quando ocorre a consulta online; 3.teleducação – fomenta o setor da Saúde, capacitando profissionais com palestras, conferências e cursos promovidos de maneira remota e online; 4.telelaudo – consiste na emissão de laudos online, em que é possível acessar exames de imagem e de sangue, bem como laudos para diagnósticos e acompanhamento de diferentes condições de saúde. Quais são as vantagens da telemedicina? A prática tem apresentado ganhos para diferentes atores envolvidos no processo. Entre as principais vantagens, estão: - aproxima médicos e pacientes; - facilita a troca de informações entre os serviços de saúde; - diminui os deslocamentos de pacientes a hospitais e clínicas; - promove o acesso à assistência médica para comunidades afastadas; - agiliza a entrega de laudos, melhorando a qualidade deles; - confere acesso a especialistas e profissionais de referência em suas áreas; - reduz a procura por hospitais e grandes centros na realização de exames. Telemedicina no Brasil No Brasil, a pandemia foi a principal responsável pela popularização da prática, momento em que o governo brasileiro passou a liberar as consultas feitas a distância, que não eram regulamentadas até então. Os investimentos na modalidade são grandes no País, visando promover, disseminar e desenvolver programas de fomento à modalidade médica. Em meio a altas taxas de transmissão de covid-19 e de hospitais com leitos em capacidade máxima, a telemedicina foi essencial para monitorar pacientes e seguir oferecendo atendimento aos brasileiros durante a pandemia.
Período de Movimentação Cadastral
O que é o processo de movimentação nos planos de saúde? Quando se fala em movimentação nos planos de saúde empresariais, basicamente, significa o ato de incluir, excluir ou alterar os dados ou o plano de saúde dos colaboradores, observando se a data estipulada por cada operadora,para que não haja cobrança retroativas.